Treinadores de Atlético e Palmeiras buscam o bi da Libertadores pelo mesmo clube

Foto: Pedro Souza / Atlético

Cuca inicia nesta terça-feira (21) um duelo com o português Abel Ferreira, pelas semifinais da Copa Libertadores, em que o vencedor ficará a uma vitória de alcançar um feito que só Lula e Telê Santana têm: o bicampeonato da competição por um clube brasileiro.

Palmeiras e Atlético jogam a partir das 21h30, no Allianz Parque, em São Paulo. A volta será dia 28, no mesmo horário, no Mineirão. A decisão será em 27 de novembro, no Estádio Centenário, em Montevidéu, mas existe um movimento para que ela seja disputada no Brasil caso dois clubes do país sejam os finalistas.

No caso de Cuca, o confronto tem ainda outro significado, de vingança, pois na edição 2020 do torneio ele perdeu o título com o Santos, na final única de 1º de fevereiro de 2021, no Maracanã, justamente para o Palmeiras, de Abel Ferreira.

A primeira passagem pela Cidade do Galo, iniciada no segundo semestre de 2011, com a tarefa de salvar o time do rebaixamento, teve como grande marca a conquista da Copa Libertadores, em 2013. Agora, Cuca tenta repetir a dose, num feito que sem dúvida o colocará como maior treinador da história atleticana.

E ele vence a disputa com Telê Santana, campeão brasileiro de 1971 e que foi bicampeão da maior competição de clubes das Américas com o São Paulo, em 1992 e 1993. Ele repetiu o feito alcançado por Lula, com o Santos, em 1962 e 1963.

OUTROS BICAMPEÕES – O futebol brasileiro tem outros dois treinadores bicampeões da Copa Libertadores, mas comandando times diferentes. Luiz Felipe Scolari ganhou a taça com Grêmio (1995) e Palmeiras (1999). Já Paulo Autuori conquistou a América com Cruzeiro (1997) e São Paulo (2005).

Nesta lista dos bicampeões, mas por clubes diferentes, Renato Gaúcho, do Flamengo, que faz a outra semifinal com o Barcelona, do Equador, busca um lugar. Isso porque ele conquistou a competição com o Grêmio, em  2017.

O duelo dos treinadores é sempre uma atração nos grandes confrontos. Neste Atlético x Palmeiras, pelas semifinais da Copa Libertadores de 2021, ainda mais.

Ficha do jogo

PALMEIRAS
Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Luan e Piquerez (Renan); Danilo e Zé Rafael; Dudu, Raphael Veiga e Wesley; Luiz Adriano (Rony). Técnico: Abel Ferreira

ATLÉTICO
Everson; Mariano, Nathan Silva, Junior Alonso e Guilherme Arana (Dodô); Allan, Jair, Zaracho e Nacho Fernández; Hulk e Diego Costa. Técnico: Cuca

Motivo: Jogo de ida pelas semifinais da Copa Libertadores

Data: 21 de setembro de 2021, terça-feira

Horário: 21h30

Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)

Árbitro: Patricio Loustau (AR)

Auxiliares: Diego Bonfa (AR) e Gabriel Chade (AR)

VAR: Mauro Vigliano (AR)

 

Compartilhar via: