TIMÓTEO CLIMA

A 97 TRANSMITE: Cruzeiro visita Criciúma em busca da 7ª vitória seguida no ano

Foto: Gustavo Aleixo | Cruzeiro

Em grande fase na temporada e na liderança isolada da Série B, o Cruzeiro quer dar sequência à série de vitórias no duelo contra o Criciúma, nesta sexta-feira, às 21h30, no estádio Heriberto Hülse, em Santa Catarina, pela nona rodada da competição nacional. Nesta partida, o time celeste, que vem embalado por seis triunfos consecutivos, pode superar duas marcas da equipe de 2021.

Se vencer, a Raposa chegará à 19ª vitória no ano e vai ultrapassar o número de triunfos obtido pelo time em toda a temporada passada. Além disso, o Cruzeiro atingirá 22 pontos e irá superar, em apenas nove jogos, a pontuação registrada pela equipe em todo o primeiro turno da Série B de 2021, quando somou 21 em 19 partidas.

Acompanhe, a partir de 21h, a Jornada Esportiva no rádio (97,1 FM), site, aplicativo e no Youtube. Narração de Osvaldo Reis Pequetito, comentários de Edu Panzi, reportagem de Emerson Pancieri e Fabrício Calazans, análise de arbitragem com Márcio Rezende de Freitas, análise dos números Domingos Sávio Baião, plantão e ancoragem de João Vitor Cirilo. 

Para fechar mais uma rodada na liderança da Série B, o Cruzeiro precisa apenas do empate. Mas, se perder, também seguirá na ponta, desde que o Bahia não vença o Tombense no duelo de 19h desta sexta-feira, no estádio Soares de Azevedo, em Muriaé. O Tricolor Baiano é o vice-líder, com 16 pontos, três a menos que a Raposa, mas com saldo de gols melhor: 7 a 6.

Com seis vitórias seguidas na temporada, o Cruzeiro lidera a Série B, com 19 pontos. Recentemente, o trunfo da Raposa tem sido o sistema defensivo, já que não levou gol em nenhuma das últimas seis partidas.

Desfalques e retornos no Cruzeiro 

No entanto, o desafio do técnico Paulo Pezzolano no duelo desta sexta-feira será manter a solidez defensiva, já que a zaga celeste estará desfalcada. Zé Ivaldo levou o terceiro cartão amarelo e terá que cumprir suspensão automática. A tendência é que o esquema com três defensores seja mantido e o lateral/zagueiro Geovane componha o setor ao lado de Eduardo Brock e Oliveira.

Destaque na vitória sobre o Sampaio Corrêa com um gol e uma assistência, na rodada passada, o atacante Rafa Silva também será desfalque. O jogador ficou em Belo Horizonte para aprimorar a forma física. Outras baixas são Daniel Júnior, que encerrou a novela ao renovar o contrato com o Cruzeiro nessa quinta-feira (26), e o volante Filipe Machado, em processo de transição física.

Por outro lado, o lateral-esquerdo Matheus Bidu e o meio-campista Léo Pais estão recuperados de lesão e voltaram a ser relacionados. O uruguaio, inclusive, pode ser titular na lateral-direita com o provável deslocamento de Geovane para a zaga.

Ao contrário do Cruzeiro, o Criciúma tem uma campanha irregular na Série B. A equipe de Santa Catarina só venceu um dos últimos sete jogos e ocupa a 12ª colocação, com dez pontos. Por outro lado, o Tigre ainda não perdeu como mandante na Segunda Divisão: foram quatro partidas, com duas vitórias e dois empates.

Tabu favorável ao Cruzeiro 

Um tabu está em jogo na noite desta sexta-feira. O Cruzeiro não perde para o Criciúma há 20 anos. A última vitória do Tigre sobre a Raposa foi no dia 17 de março de 2002, quando o atacante Jefferson Feijão marcou duas vezes no triunfo de virada por 2 a 1, no Mineirão, pela primeira fase da extinta Copa Sul-Minas. Desde então, as equipes se enfrentaram nove vezes, com seis vitórias do time celeste e três empates.

No retrospecto geral, o Criciúma derrotou o Cruzeiro apenas em duas oportunidades. A outra foi no Brasileirão de 1994, por 1 a 0, no Heriberto Hülse. A Raposa tem ampla vantagem no confronto, com dez vitórias. Houve ainda outros cinco empates.

CRICIÚMA x CRUZEIRO 

Criciúma

Gustavo; Claudinho, Rodrigo, Rayan e Marcelo Hermes; Leo Costa, Arilson, Felipe Matheus e Marquinhos Gabriel; Bilú e Thiago Alagoano. Técnico: Claudio Tencati

Cruzeiro

Rafael Cabral; Geovane, Oliveira e Eduardo Brock; Léo Pais, Willian Oliveira, Neto Moura e Rafael Santos; Jajá, Waguininho e Edu. Técnico: Paulo Pezzolano

Motivo: 9ª rodada – Série B do Campeonato Brasileiro
Data: sexta-feira, 27 de maio de 2022
Horário: 21h30
Local: Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma (SC)
Árbitro: Paulo Roberto Alves Junior (PR)
Assistentes: Bruno Boschilia (PR) e Victor Hugo Imazu dos Santos (PR)
VAR: Rodrigo Carvalhaes de Miranda (RJ)

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Desenvolvido por Vale Telecom