TIMÓTEO CLIMA

Vitória do Atlético garante o tri e encerra duas escritas de uma vez só

Foto: Pedro Souza / Atlético

A conquista do tricampeonato mineiro pelo Atlético neste sábado (2), com a vitória de 3 a 1 sobre o Cruzeiro, no Mineirão, fez com que o clube quebrasse duas escritas de uma vez só na história do confronto, pois pela primeira vez venceu uma final direta diante do maior rival em jogo único e também encerrou o tabu de não ganhar clássicos com torcida dividida no novo Gigante da Pampulha, inaugurado em 2013.

A reabertura do Mineirão, em 3 de fevereiro de 2013, foi com um confronto entre atleticanos e cruzeirenses com torcida dividida. O estádio ficou fechado desde junho de 2010 para ser reformado visando as Copas das Confederações (2013) e do Mundo (2014).

O confronto, válido pela fase classificatória do Campeonato Mineiro, terminou 2 a 1 para a Raposa. Marcos Rocha, contra, abriu o placar, e Araújo empatou para o Galo em seguida. Na etapa final, Dagoberto decidiu o clássico.

Em 1º de fevereiro de 2017, os dois clubes jogaram pela Primeira Liga novamente com o Mineirão dividido. E o Cruzeiro venceu por 1 a 0, com um gol do uruguaio Arrascaeta.

Título

As disputas de títulos mineiros entre os dois rivais numa única partida tinha acontecido antes apenas duas vezes. E a Raposa sempre levou a melhor.

No Estadual de 1972, eles terminaram empatados no quadrangular final, que contava ainda com América e Atlético, de Três Corações, e entraram em campo em 7 de setembro para decidirem a taça. Empate provocaria prorrogação e pênaltis.

O tempo normal terminou empatado por 1 a 1, com Palhinha marcando para a Raposa e Dario, de bicicleta, para o Galo.

Na prorrogação, Palhinha, que tinha entrado no lugar de Dirceu Lopes, que não jogou por estar machucado, fez o gol que decretou o título cruzeirense.

A vitória deste sábado, comandada por Hulk, encerra as duas escritas e escancara a diferença entre Atlético e Cruzeiro neste momento da história.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Desenvolvido por Vale Telecom