Por: Fábio Rocha/Itatiaia BH

Bruno Cantini/Atlético

 

Pouco criativo no ataque e desorganizado na defesa, o Atlético voltou a perder no Campeonato Brasileiro. Com uma atuação fraca, o time alvinegro foi facilmente dominado pelo São Paulo e perdeu por 2 a 0, neste domingo, no Morumbi, pela 28ª rodada da Série A.

Igor Gomes e Vitor Bueno marcaram os gols do tricolor paulista aos 5 e aos 11 minutos do segundo tempo. O Galo não perdia para o adversário no Morumbi há mais de três anos. A última derrota havia acontecido no dia 11 de maio de 2016, pelas quartas de final da Copa Libertadores.

Com o resultado, o Atlético voltou a ficar mais próximo do Z4 do que da luta por uma vaga na pré-Libertadores. A equipe alvinegra se manteve em 12º lugar, com 35 pontos, seis a mais que o Cruzeiro, que abre a zona de rebaixamento, e a dez de distância para o Corinthians, que fecha o G6.

A vitória deixou o São Paulo na quarta posição, com 49 pontos, três atrás do Santos, terceiro colocado.

Na próxima rodada, o Atlético enfrentará a Chapecoense, quarta-feira, às 19h30, no Independência. No mesmo dia e horário, o São Paulo faz o clássico contra o Palmeiras, no Allianz Parque.

O jogo

Com Vinícius no meio-campo na vaga de Elias – Zé Welison ficou no banco –, o Atlético pouco fez no primeiro tempo. Após se arriscar no ataque durante os cinco primeiros minutos, a equipe alvinegra recuou inexplicavelmente e passou o primeiro tempo praticamente inteiro somente se defendendo.

Livre para atacar, o São Paulo partiu para cima e criou algumas boas chances. Em cobrança de falta, Reinaldo acertou o travessão. Bastante exigido, Cleiton fez boas defesas evitando que o Galo fosse para o intervalo atrás no placar. O goleiro atleticano chegou a vacilar ao sair errado do gol em cruzamento de Igor Vinícius, mas contou com a finalização errada de Alexandre Pato, que cabeceou para fora.

Desorganizada, a equipe alvinegra não sabia se defender e tampouco contra-atacar o São Paulo. Somente nos minutos finais da etapa inicial que o Galo ameaçou a meta são-paulina em chutes de Vinícius, que passou rente à trave, e de Guga, que emendou de fora da área e o goleiro Tiago Volpi espalmou.

Na etapa final, o Atlético sucumbiu à pressão e sofreu o gol aos cinco minutos. Reflexo da má marcação da defesa alvinegra, Antony recebeu livre na área, passou fácil por Fábio Santos e cruzou rasteiro para Igor Gomes, na primeira trave, só desviar para as redes.

Após o Atlético levar o gol, o técnico Vagner Mancini tirou Vinícius e Di Santo para colocar Marquinhos e Ricardo Oliveira.

Sequer deu tempo para as alterações do Atlético fazerem efeito e o time viu o São Paulo chegar ao segundo gol no minuto seguinte. Vitor Bueno foi lançado em velocidade nas costas de Guga, dominou e bateu forte no canto de Cleiton.

Pouco criativo, o Atlético não demonstrou nenhuma reação após levar os gols. O time era praticamente inofensivo no ataque e só chegou ao gol de Tiago Volpi em uma cobrança de falta de Otero, que o goleiro defendeu firme, e em uma cabeçada de Réver que foi para fora.

São Paulo 2 x 0 Atlético

São Paulo: Tiago Volpi; Igor Vinícius, Bruno Alves, Arboleda e Reinaldo; Tchê Tchê, Liziero (Hudson), Igor Gomes (Hernanes), Vitor Bueno e Antony (Marcos Calazans); Alexandre Pato. Técnico: Fernando Diniz

Atlético: Cleiton; Guga, Leonardo Silva, Igor Rabello e Fábio Santos; Réver, Nathan, Luan (Geuvânio), Vinícius (Marquinhos) e Otero; Di Santo (Ricardo Oliveira). Técnico: Vagner Mancini

Motivo: 28ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 27 de outubro de 2019, domingo, às 16h
Local: Morumbi, em São Paulo (SP)

Gols: Igor Gomes (5’/2º), Vitor Bueno (11’/2º)

Cartão Amarelo: Nenhum

Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (RJ)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (RJ) e Carlos Henrique Alves de Lima Filho (RJ)
VAR: Pathrice Wallace Corrêa Maia (RJ)

Público: 18.815 torcedores
Renda: R$ 745.836,00

Compartilhar via: