TIMÓTEO CLIMA

Biblioteca pública de Ipatinga completa 56 anos de fundação

Foto: Divulgação PMI

Criada em 1966, apenas dois anos após a emancipação de Ipatinga, Biblioteca Municipal “Zumbi dos Palmares” completa 56 anos de fundação nesta segunda-feira (9). Com um acervo de aproximadamente 30 mil exemplares, além de computadores para consultas, sala climatizada com acesso à internet e rede wi-fi, o local recebe, a cada mês, um público de cerca de 1.500 pessoas.

“Para ser sócio, o leitor deve preencher alguns requisitos, como ser residente na cidade, na Região Metropolitana do Vale do Aço ou municípios próximos que comprovem vínculo com Ipatinga. Além deste comprovante de residência, basta apenas apresentar RG ou certidão de nascimento e uma foto 3×4” orienta a gerente da biblioteca.

Este registro na instituição e a obtenção da carteirinha de sócio são importantes porque constituem requisito básico para liberação de algum material como empréstimo domiciliar. O prazo máximo de empréstimo dos livros é de 14 dias e o cadastro é simples e rápido.

A Biblioteca fica localizada na rua Mariana, 119 – Centro. Hoje identificado como Centro Cultural Municipal, o prédio abriga também outras atividades, relacionadas às artes cênicas e à música. O horário de funcionamento é de 8h às18h, de segunda a sexta-feira.

Acervo e público

A Biblioteca Municipal “Zumbi dos Palmares” tem seu acervo composto por obras literárias para os públicos infantil, juvenil e adulto, inclusive em braile. A frequência maior é de estudantes, candidatos de concursos, funcionários públicos e comerciários, além de alunos das Escolas TOM e EMAC.

É importante salientar que grande parte dos exemplares existentes na biblioteca são fruto de doações realizadas pela população. E as escolas, municipais e privadas, interagem bastante com a unidade em suas demandas de trabalhos.

Para ter acesso à plataforma digital da Biblioteca Municipal basta acessar o site da Prefeitura.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Desenvolvido por Vale Telecom