TIMÓTEO CLIMA

ESPECIAL: Em caso de tratamento pós-operatório, qual profissional recorrer?

Foto: Agência Brasil

O pós-operatório é o momento após uma cirurgia em que o paciente necessita de cuidados especiais até sua total reabilitação. A fase é delicado, pois o paciente precisa de um tratamento pós-operação, que exige uma equipe pronta e atenta para as necessidades de cada caso.

Após uma cirurgia, normalmente a pessoa fica mais vulnerável, com seu sistema imunológico baixo e propenso a outros problemas. Por isso, a atenção deve ser redobrada, para que haja uma recuperação completa e sem problemas futuros. Um pós-operatório cuidadoso evitará infecções ou complicações e por isso é importante um tratamento bem feito. Sendo assim, o paciente precisa cumprir todas as orientações dadas pelo médico para o pós-operatório.

Mas qual profissional realiza o pós-operatório? Essa pergunta gera dúvida, inclusive para categorias profissionais distintas. Exemplo, a fisioterapia e a estética.  É muito comum encontrar esteticistas no cuidado pós-operatório, com a drenagem linfática e também fisioterapeutas, pós-graduados em dermatofuncional, que lidam com o paciente em pós-operatório.

A 97FM entrevistou profissionais de ambas as áreas sobre o assunto. Pela lei, a reabilitação é papel do fisioterapeuta e como Flávia Massa comentou, há diversas especializações que podem ser feitas na área. Pelo MEC, e de acordo com o EDUCA+ BRASIL, o curso de estética e cosmética é muito mais que beleza, visa capacitar o aluno para lidar também com situações relacionadas a saúde e bem-estar. Entre os campos de atuação estão os centros de estética, salões de beleza, SPAs, clínicas e hospitais auxiliando nutricionistas, dermatologistas, fisioterapeutas e cirurgiões, por exemplo.  Além disso, na faculdade de Estética, é estudado o pré e pós-operatório, e os procedimentos a serem realizados.

É perceptível que a capacitação é algo existente em todas as áreas do país e que determinados profissionais após se formarem, continuam se especializando para atender outras áreas. O recomendado é que os pacientes sigam todas as instruções médicas que forem prescritas e que busquem por profissionais capacitados na área de atuação.

Confira mais detalhes na reportagem de Letícia Barros:

ESPECIAL: Em caso de tratamento pós-operatório, qual profissional recorrer?
/

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Desenvolvido por Vale Telecom