A Rua Honduras, no bairro Cariru, em Ipatinga, foi tomada pela onda da solidariedade e intercooperação neste fim de semana. Isso porque o local abrigou, pelo 4° ano consecutivo, a grande Festa do Cooperativismo. A iniciativa é uma parceria da Unimed Vale do Aço, Sicoob Cosmipa, Sicoob Vale do Aço e Consul.

Com o tema “Atitudes simples movem o mundo”, o Dia C, idealizado pelo Sistema Ocemg, o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais, completou 10 anos em 2019. A corrente do bem, que tem como objetivo disseminar os ideais de cidadania e interesse pela comunidade, envolveu a participação de dez entidades do Vale do Aço, que ficaram responsáveis pela venda das comidas típicas e toda renda arrecadada destinada a elas.

Além das barraquinhas, espaço kids e atividades lúdicas coordenadas pelos Escoteiros Xavante e pelo grupo Hope Movement, a festa contou com shows da banda Art Vitrola, Dj Pablo e do sertanejo Hyuri Luna. Um bingo realizado durante o evento também animou os participantes.

Como já é tradicional, a tenda do Cooperativismo, organizada pela Unimed Vale do Aço, Sicoob Cosmipa, Sicoob Vale do Aço e Consul, também foi um ponto de visitação durante a festa. Além de aprenderem sobre o cooperativismo, os participantes interagiram com a Boneca Docinho e brincaram em um jogo em que os acertos eram premiados com brindes.

Dia C em Minas Gerais

O Dia de Cooperar (Dia C) foi criado pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Sistema Ocemg), em 2009, com o objetivo de contribuir, por meio do voluntariado, com o desenvolvimento social das comunidades e transformar realidades, elevando a qualidade de vida das pessoas. A campanha está alinhada com o 7º princípio cooperativista, interesse pela comunidade, e ao valor da responsabilidade social. Ao longo dos anos, outros estados aderiram à ideia, tornando o Dia C um grande movimento que expressa a força do cooperativismo em prol das transformações sociais.

Em 2018 o dia C do Cooperativismo alcançou resultados expressivos. Foram 263 cooperativas mineiras participantes, em 345 municípios, com o apoio de mais de 54 mil voluntários, beneficiando 1.079.727 pessoas no Dia C em Minas. Já no Brasil, no ano passado, 810 cooperativas integraram a iniciativa, por meio da mobilização de mais de 92 mil voluntários.

A meta do Sistema Ocemg para 2019 é beneficiar mais de 1,7 milhão de pessoas em Minas Gerais, através dos

Compartilhar via: