TIMÓTEO CLIMA

CENIBRA implanta rede de monitoramento da qualidade do ar

Divulgação

A CENIBRA implantou em sua área de atuação cinco estações de monitoramento da qualidade do ar, sendo uma em Ipaba, uma em Naque, uma no Vale do Aço e duas em Belo Oriente.

Essas estações são equipadas com instrumentos que monitoram a qualidade do ar e informam automaticamente esses dados à Empresa e à Gerência de Monitoramento da Qualidade do Ar e Emissões (GESAR), órgão ligado à Fundação Estadual de Meio Ambiente (FEAM).

A partir das informações que serão geradas por essas estações será possível ampliar as avaliações sobre a qualidade do ar na região, considerando que algumas estações já foram implantadas por outras empresas.

As estações realizarão também leituras das condições atmosféricas, como velocidade e direção dos ventos, eventos atípicos e outras informações que contribuirão para possibilitar a identificação de fatores que alteram a qualidade do ar. Por exemplo, incêndios, circulação de veículos, emissões de indústrias, emissões de decomposição de lixo, emissões de esgotos e outras.

A interligação dessas estações à GESAR ocorrerá no dia 27/6/2022. Após essa data o órgão ambiental poderá contar com mais informações para avaliar as condições de qualidade do ar na região e ter mais subsídios para gerar as respostas para a sociedade.

Já a CENIBRA utilizará as informações para avaliar continuamente seus processos de forma a evitar ou minimizar impactos de suas emissões atmosféricas.

*Com assessoria.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Desenvolvido por Vale Telecom