TIMÓTEO CLIMA

Confronto que resultou na morte de cruzeirense foi marcado pela internet, diz porta-voz da PM

Torcidas organizadas de Atlético e Cruzeiro se enfrentam durante briga generalizada em BH | Reprodução

O procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares, que está à frente do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), garantiu que o órgão atuará “no limite das suas forças” em relação à briga generalizada entre torcidas organizadas no bairro Boa Vista, região Leste de BH, antes do clássico entre Atlético e Cruzeiro, nesse domingo (6).

“Nós não podemos tolerar isso. O Ministério Público agirá com a Polícia Civil, com a Polícia Militar, eventualmente até com a Polícia Federal, para evitar que esses bandos se organizem para cometer crimes e atrapalhar uma prática tão importante para o Brasil, o futebol limpo, jogado dentro das quatro linhas”, afirmou em entrevista à Itatiaia.

Jarbas avalia: “As autoridades devem agir com extraordinário rigor para punir a formação desses bandos — não são torcidas, são criminosos — e dar uma resposta imediata”. Segundo o procurador, a morte de um torcedor no confronto no bairro Boa Vista revela “o que está por trás dessas rixas [entre torcidas organizadas rivais]”.

“É absolutamente necessário, fundamental, mexer na legislação para aumentar as penas e permitir que a Justiça funcione melhor”, acrescentou. De acordo com ele, as mudanças devem facilitar a atuação das instituições de Justiça”.

“Minha recomendação ao Ministério Público de Minas Gerais é que haja, não só no caso específico, mas que evite essa formação de bandos nas torcidas. Se for o caso, o banimento das próprias torcidas, como tem sido feito durante esse tempo”, completou.

Principais organizadas de Atlético e Cruzeiro, Galoucura e Máfia Azul já estão banidas das arquibancadas. Recentemente, uma briga de grandes proporções entre integrantes das duas torcidas no Mineirão, na partida entre Brasil e Paraguai, pelas Eliminatórias da Copa.

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Desenvolvido por Vale Telecom