TIMÓTEO CLIMA

Nova carteira de identidade vai começar a ser emitida em Minas na próxima semana

Foto: Agência Brasil

O novo modelo da carteira de identidade começa a ser emitido em Minas Gerais na próxima semana, de acordo com a Receita Federal. No novo documento, o número do RG deixa de existir e somente o CPF é considerado.

O serviço tem início no Rio Grande do Sul, na terça-feira (26). Nos dias seguintes ele passa a ser realizado no Acre, no Distrito Federal, em Goiás e no Pará, além de Minas Gerais. Ainda não há previsão de emissão nos demais estados.

Anunciado pelo Governo Federal em fevereiro, o objetivo do “novo RG” é unificar o número do documento em todo o Brasil através do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), único e válido em todas as unidades da federação. O documento também é acompanhado por um QR Code e pode ser consultado offline, pela internet e pelo aplicativo gov.br.

Para emitir a nova identidade é preciso que o CPF esteja regularizado. Segundo a Receita Federal, validações biográficas e biométricas serão realizadas antes da emissão do documento. “Cidadãos que não possuírem ou estiverem com as informações incorretas no CPF poderão recorrer aos canais de atendimento à distância da Receita Federal para resolver sua situação”, determinou a Receita.

Apesar do início da emissão da nova carteira de identidade, o documento atual ainda vale por 10 anos.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Desenvolvido por Vale Telecom