A maioria dos refugiados que deixam a Ucrânia não fala inglês e nem polonês, limitação que dificulta a ajuda dos diversos voluntários que estão na fronteira como a Polônia. O repórter Lucas Ragazzi, enviado especial pela Itatiaia ao Leste Europeu, acompanha o drama dos milhares de refugiados.
Mais de 1 milhão de ucranianos fugiram dos combates desde o início da invasão russa, há oito dias. A maioria busca a Romênia e a Polônia.
“Existem algumas histórias que me deparei e que, inclusive, acabei auxiliando de alguma forma. Por exemplo, uma família de sete pessoas, sendo duas mulheres e cinco crianças (três pequenas e dois bebês). Apenas as mulheres e as crianças atravessaram a fronteira, porque os homens ficaram na Ucrânia para lutar na guerra”, descreve Ragazzi.
Ouça: