TIMÓTEO CLIMA

Rússia bane Facebook e Instagram por ‘atividades extremistas’

Foto: Pixabay

A Rússia decidiu banir o Facebook e o Instagram em todo o país por seu envolvimento em “atividades extremistas”. A decisão foi tomada nessa segunda-feira (21) por um tribunal em Moscou, que reconheceu as atividades das redes sociais de propriedade da empresa norte-americana Meta como extremistas, informou a agência russa Tass.

De acordo com o plenário do tribunal de Tverskoi, estão “proibidas as atividades da multinacional americana Meta Plataforms, de oferecer as redes sociais Facebook e Instagram no território da Federação Russa, por atividades extremistas”.

A medida entra em vigor imediatamente e não se aplica ao serviço de mensagens WhatsApp. Hoje cedo, a Meta chegou a pedir, sem sucesso, que as autoridades da Rússia rejeitasse o pedido do Ministério Público, além de adiar a avaliação da causa.

A juíza Olga Solopova, por sua vez, aprovou a moção apresentada pela Procuradoria Geral da República.

Na semana passada, o governo russo bloqueou o Instagram, Facebook e o Twitter sob a acusação das redes sociais espalharem apelos à violência contra os russos por causa da guerra na Ucrânia. O bloqueio das plataformas fez explodir a utilização de VPNs no país.

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Desenvolvido por Vale Telecom