TIMÓTEO CLIMA

Formando cidadão por meio do esporte

Divulgação

É possível ter a vida transformada por meio da prática esportiva, a ponto de fazer com que o cotidiano seja encarado como um jogo dentro de uma quadra.

Ficar cara a cara com esse desafio fez com que a Associação Esportiva e Recreativa Novo Cruzeiro, em Ipatinga, lançasse em agosto de 2021, o projeto “Hand7”.

Com objetivo de alavancar o espírito esportivo em crianças e jovens por meio da prática do handebol, o projeto visa desenvolver em seus participantes respeito, autoestima, autocrítica e disciplina, bem como estimular a atividade física e a prática de trabalhar em grupo por meio da socialização que as atividades oferecem.

O “Hand7” já atende mais de 400 alunos, entre jovens e crianças, distribuídos em seis núcleos espalhados pela região metropolitana do Vale do Aço. Em Ipatinga, o projeto está presente nos bairros Veneza e Vila Celeste, onde as atividades são desenvolvidas no Centro Esportivo Cultural 07 de Outubro e no Ginásio do Vila, respectivamente. Já em Coronel Fabriciano, os encontros acontecem na Escola Municipal Vereador Nicanor Ataíde, no bairro Mangueiras, e na ACERS Aparecida do Norte. A cidade de Belo Oriente conta com um núcleo na Escola Estadual Presidente Tancredo de Almeida Neves.

Além dos núcleos citados, o “Hand7” também desenvolve trabalhos em dois subnúcleos em Coronel Fabriciano: um no Colégio João Calvino, no bairro Nazaré e no bairro São Domingos, na Escola Estadual Coronel Silvino Pereira.

A experiência de trabalhar com núcleos diversificados proporciona, além do ensino do handebol, a prática da modalidade e da socialização com intercâmbios realizados dentro desses núcleos e também com outras equipes e projetos que desenvolvem o esporte.

Inclusão

O Hand7 esteve presente no Dia Mundial de Conscientização do Autismo, em Ipatinga | Foto: Divulgação

O “Hand7” tem diversificado sua atuação trabalhando de forma inclusiva com jovens e crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de desenvolver atividades voltadas para pessoas com deficiência física.

O projeto marcou presença importante com seus alunos no Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, realizado no Parque Ipanema, no último dia 02 de Abril, mês da campanha para conscientizar a população sobre a inclusão de pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista).

Todo o projeto só é possível por conta da parceria com a empresa Vale, que patrocina a iniciativa por meio da Lei 11.438/06 e o decreto 6.180/07 de Incentivo ao Esporte.

Quem quiser conhecer mais a respeito do projeto, basta acessar o perfil do Hand7 no Instagram.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Desenvolvido por Vale Telecom