TIMÓTEO CLIMA

Polícia Federal deflagra Operação Fementido em cidades da região

Foto: Divulgação

A Polícia Federal deflagrou na manhã de hoje, 12/7/2022, em conjunto com Coordenação-Geral de Inteligência Previdenciária e Trabalhista do Ministério do Trabalho e Previdência Social – CGTIN, a Operação Fementido com o objetivo de desarticular associação criminosa que fraudava o Instituto Nacional de Seguridade Social – INSS.

Foram cumpridos 03 mandados de prisão preventiva e 04 mandados de busca e apreensão nos municípios mineiros de Coronel Fabriciano, Timóteo, Jaguaraçu e Belo Oriente, tendo sido os mandados expedidos pela 2ª Vara Federal Cível e Criminal da SSJ de Ipatinga-MG.

O grupo criminoso falsificava certidões de nascimento, documentos de identidade e comprovantes de residência para criar pessoas fictícias no intuito de obter vantagem ilícita previdenciária.

Laudos de biometria forense elaborados por policiais federais permitiram a identificação destas pessoas fictícias.

As fraudes, com utilização de documentação falsificada, envolviam a concessão de benefícios previdenciários, sendo a maioria de amparo ao idoso de baixa renda, e o procedimento de “prova de vida”, que era realizado pelos próprios investigados.

O nome da Operação faz uma alusão àquilo que é enganoso e falso que é o “modus operandi” dos criminosos.

*Com assessoria

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Desenvolvido por Vale Telecom